Powered By Blogger

Pesca

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Instrumentos de Trabalho do Pescador

Muito se fala em sorte nas pescarias. Partindo do princípio de que sorte é o encontro da oportunidade com o preparo, poderíamos dizer que boa parte dessa virtude é contar com um bom equipamento. As opções são incontáveis, adequando-se a escolha da espécie que se pretende capturar, às características do local e até as preferências pessoais de cada pescador. 
Do anzol à vara, do alicate à vestimenta usada, cada item que compõe o conjunto é importante para fechar o ciclo entre peixe e pescador. Hoje, o esportista conta com carretilhas com recolhimento elétrico e controle digital, varas fabricadas com tecnologia de aeronaves espaciais, passadores de ligas metálicas ultra leves e resistentes, linhas com espessuras próximas às de fios de cabelo - mas quase tão fortes como aço - e iscas artificiais tão realistas que, bem antes de capturar o peixe, já fisgaram o pescador, por seu acabamento e perfeição. Abaixo irei descrever um dos equipamentos necessários para o pescador utilizar nas variadas modalidades de pesca nas águas brasileiras.

VARA

Usada para lançar a isca o mais próximo possível do alvo, executar as fisgadas com a máxima rapidez e potência e esgotar as forças do mais valente adversário, a vara de pesca é o "prolongamento dos braços" do pescador. Do bambu ao kevlar, passando pelas fibras de vidro e grafite (ou carbono), sua evolução alcançou níveis de leveza e resistência compatíveis com a tecnologia usada nos carros de fórmula 1. Entre as muitas especificações, comprimento, ação, capacidade de carga, casting e material de fabricação são os itens decisivos na escolha do modelo certo para cada pescaria, considerando as características físicas do peixe, os hábitos da espécie, seu habitat e o peso da isca ou chumbada. Para cada uma das variáveis acima, há uma resposta. Elas podem ser telescópicas, com divisão ao meio (emenda), inteiriça, de fibra de vidro, carbono, ligas de carbono, bamboo, com cabos de cortiça, cabos de EVA ou borracha, ponteira de roldana, passadores de titânio, porcelana, alumínio, etc.

Comprimento: está diretamente ligado à distância no arremesso (quanto mais longa, maior a distância alcançada), ou, inversamente, à precisão almejada (varas mais curtas são mais "precisas"), também levando em consideração a segurança, o conforto e o espaço disponível para pesca (acima e dos lados).

Ação: é identificada a partir da reação da vara quando submetida a esforços. Ela pode ser firme ou flexível, ou arcar a partir da base (ação lenta), do meio do blank ou corpo (ação média ou regular) ou apenas na ponta (ação rápida). 

Capacidade de carga: em linhas gerais, as varas são divididas nas categorias leve, média e pesada. Numericamente, a capacidade de carga de uma vara diz respeito ao intervalo de resistências de linha para a qual é indicada: é a popular "libragem" à qual muitos pescadores se referem. Uma vara com a inscrição "10 - 17 lb", por exemplo, é indicada para linhas de 10 a 17 lbs de resistência. Isso quer dizer que o pescador deve estar ciente que o caniço pode quebrar se for submetido a uma tração superior a 17 libras. Muitas vezes, em situações como a pesca de tucunarés-Açu na Amazônia e a pesca de fundo de grandes peixes marinhos, costuma-se usar linhas muito acima da capacidade de carga da vara, o que invariavelmente resulta em quebras se a fricção não estiver regulada para ceder antes do esforço máximo suportado pelo equipamento.

Casting (capacidade de arremesso): como diz o nome, informa o intervalo de pesos indicado para o arremesso. A notação pode ser em gramas (g) ou onças (ounces ou oz), lembrando que uma onça equivale a 28 gramas. Uma vara pode trazer inscrita, por exemplo, a informação "1/4 - 1/2 oz.", o que quer dizer que é indicada para arremessar de 7 a 14 gramas. Novamente, ao arremessar pesos acima, deve-se entender a somatória de todos os itens que estão sendo efetivamente lançados: isca, chumbadas, chicotes etc.

Material de fabricação: a fibra de vidro representa flexibilidade, enquanto as derivadas de grafite ou carbono têm maior resistência com menos peso; porém, são mais "secas", isto é, mais sensíveis a esforços fora do padrão, quedas e batidas, quebrando com maior facilidade. Existem composições mistas adequadas para tirar o melhor de cada matéria prima.     

Varas de Fly: As primeiras varas construídas em meados do séc. XIX, eram feitas de madeira maciça e somente grandes mudanças poderiam diferenciá-las das que são hoje, como resultado, somente no século XX é que introduziram as fibras de bambu, onde longas lascas, esculpidas em formato triangular com 4, 6 ou 8 elementos, eram coladas uma a uma dando lhe padrão cônico e consequentemente, sua flexibilidade. Somente em 1948, com a descoberta popularização do fiberglass ou fibra de vidro, denotou uma nova era em sua constituição por parte dos fabricantes e pesquisadores e somente na década de 70 é que surgiram as primeiras varas de grafite, superleves e flexíveis, a partir daí, não se parou mais, e novos produtos continuam a ser utilizados, como o MRV, um revestimento sintético utilizados pelos EUA, na construção de submarinos nucleares, e ainda, se tivermos paciência, novos modelos com resistência, flexibilidade e leveza, ainda estarão por surgir, porporcionando grandes emoções e prazer em pescar.

Como sabemos as varas se diferem em classes, de 1 (ultra-light) até 15 (Heavy), e que se dividem em flexibilidades ou ações, vamos defini-las:

Outro ponto a ser observado é o comprimento da vara, está pode estar compreendida entre 7 à 9 pés, e isso é o suficiente para que possamos dar bons arremessos, as mais comumente usadas, tanto por iniciantes como veteranos, são as de 8,5 pés (2,60 m) e 9 pés (2,74 m), são extremamente leves e finas, sendo normalmente feita em duas partes de igual tamanho. Antes de juntar uma parte à outra, o pescador deverá passar um pouco de parafina na junção do macho da vara. Existem ainda varas feitas em três, quatro e até seis partes, o que facilita muito o seu transporte.

Vamos agora definir cada peça composta em uma vara:
 
Blank - É o corpo em si da vara, ou seja, a vara sem acabamento algum.

Reel Seat - Ferrolho de pressão responsável pela conexão da carretilha, podem ser encontrados em alumínio, aço inoxidável, titânio ou plástico.

Grip - Ou cabo, sua função basica é oferecer uma empunhadura confortável, e é dividida em Cigar Grip, Half Wells Grip e Full Wells, outra coisa a ser notada e válida como dica, é o tipo do material empregado no Grip, os de cortiça é notoriamente utilizada nas varas de boa qualidade.

Hook Keeper
- Argola de metal utilizada para prender a isca quando não esta sendo utilizada.

Stripping Guide - Primeiro passador de linha da vara, tendo como característica seu maior diâmetro e mais reforçado, composto de metais leves e revestido internamente de cerâmica para facilitar o “deslisar” da linha.

Snake Guide - São as passadeiras onde passam, ao longo da vara, a linha, se difere pelo seu formato em "S" , oferencendo apoio e menor atrito possível, são feitos de metais leves.

Ferrule - Encaixe destinado em unir as partes da vara, sendo do tipo macho/fêmea, na sua montagem e desmontagem devemos observar todo cuidado possível para que não torçamos no ato da conexão e desmontagem, pois prejudicaríamos, com o tempo, o material do revestimento.

Tip Top - Encontra-se na ponta da vara (ponteira), se difere também pelo seu formato em circunferência, podendo ser maior ou igual ao restante dos passadores, dependendo dos fabricantes, é composta de metais leves.

Fighting Butt - É uma peça arredondada que se encontra no inferior do cabo da vara, sua utilidade é para que possamos apoiar e proteger o nosso corpo na hora de lutar com um peixe mais brigador.

 Potência da vara quando o peixe é fisgado.


Ações das varas relacionadas com o tipo de blank.


Relação das cargas utilizadas nas varas.


Tipos de varas condicionadas em suportes giratórios.


 Varas de Fly.


 Varas de bamboo.


 Varas de carretilha com cabo de cortiça.


 Varas com passadores de roldanas.


 Varas de carretilha com cabo de EVA.


 Varas telescópicas.


Varas de molinete com cabo de EVA.












   

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom o Post dessa semana!!

Andre Lima disse...

Excelente. Nao acha conteudo assim em outros locais. A grande maioria nao sabe dessas caracteristicas e compra varas aleatoriamente ou olhando somente a libragem. https://hookpesca.com.br